8.19.2006

Salut Cuba

O título é uma alusão ao filme “Adieu Cuba”, produzido e estrelado por Andy Garcia. Tudo começa na sala de bailes e espetáculos de um grande hotel – sempre chamado Trópicos, ou qualquer coisa que o valha -, com montes de belas muheres bem vestidas e homens engravatados. No palco, um show que mesclava salsa, rumba, cha cha cha, candomblé, e todos os outros estereótipos da cultura das ilhas tropicais. Acontece um diálogo que dá a entender que o dono do lugar “se serve” de uma dançarina por dia. Depois, uma reunião de família, no escritório do mesmo hotel, para discutir a presença e a união dos seus mebros “aconteça o que acontecer” em Cuba. Há uma voz dissidente, um dos irmãos desrespeita a instituição paterna e defende a revolução... um amigo comentou comigo depois: “achei que aqueles fossem os bandidos”... e talvez o irmão desgarrado o mocinho.

Ledo engano... a aristocracia cubana é que estava do lado do bem – e como é óbvio, o que eles chamam de “fidelismo”, o mau. O povo só aparece como o vilão que vai as ruas apoiar a revolução, e destruir a “cultura” até então produzida.

Andy Gacia e sua amada – sempre linda em belos vestidos – correm para a praia em busca de algum sossego! Mas ela o trai, adere a revolução. Os revolucionários aparecem como barbados patéticos, que no dia seguinte a tomada do poder, além de matar um monte de bonzinhos, se preocupam em proibir o uso do saxofone e em fechar o cabaré do mocinho Andy Garcia... que maus que eles são! Ah, e tudo isso entre um copo de champagne e outro, pois não há nada que os revolucionários gostem mais do que de champagne...

Para quem ficou com pena do Andy Garcia – ele vai para Nova Iorque, trabalha como lavador de pratos, mas, como ele é muito talentoso, o letreiro final nos informa que ele abriu um hotel Trópico que fez enorme sucesso. Viva Cuba Libre!

Não vale nem como diversão... é só para se irritar, e ter uma crise de úlcera com as manipulações do tempo e da história.

P.S.: a melhor parte do filme, fica por conta de, vez ou outra, escutarmos a voz do cantor Bola de Nieve...

Nenhum comentário: