8.09.2006

Artes Primeiras ou Primárias?











Artes primeiras ou primárias?
Segundo o Dicionário Houaiss, primeira:“inicial, que vem antes de outras”, mas também “que está no seu estado de origem, original, primitivo” ops! É do primitivo que deriva tanto contemporâneo dos primeiros tempos de uma civilização, colonização, existente nos primeiros tempos da Terra, anterior a qualquer civilização, e a tudo quanto pareça próprio desses tempos (diz-se das características, dos hábitos, da vida humana)”, quanto “cuja economia e técnica são notavelmente inferiores em relação às das grandes civilizações (diz-se de povos atuais), que não evoluiu, não se aperfeiçoou; antiquado, arcaico, atrasado”.

Da publicação “Arts et Spetacles”, No 35, abril de 1999:

“Outra novidade nesse domínio é a abertura de uma secção de artes “premiers” no Louvre. Desde dezembro de 1999, uma sala do Museu do Louvre acolherá uma centena de obras “carros-chefe” do “primitivismo”: máscara bamiléké, cabeça da Ilha de Páscoa, serpente em plumas azteca... É uma verdadeira revolução na museologia francesa, que se tem colocado desde muito tempo contra a equivalência da arte ocidental em relação às peças advindas de civilizações orais e “a-históricas”. Para os especialistas destas últimas, a criação de uma secção de artes “premiers” permitirá ao Louvre encontrar enfim “sua vocação primeira, aquela que tinha sido fixada quando da sua fundação, em 1791: ser um museu para todos os homens”.
Que o Louvre não é, e não pretende ser, um museu "para todos os homens", nós percebemos quando o visitamos. Mas porque então eles não abrem mão da coleção "Egito" em prol do Musée du Quai Branly? Pelo menos o dicurso se ajustaria à geografia...
(a tradução macarrônica é de minha autoria... para quem quiser ler o original, clique aqui).

Um comentário:

Terra disse...

Finalmente consegui cá chegar!!! [Mas por atalhos... ;-)].
Gostei bastante do que li. Obrigada.
Fico à espera de mais textos na "nossa área".
Um beijinho