1.01.2007

Os anos ímpares

Desde pequena ouvi dizer, da boca da minha sábia bisavó, que são melhores os anos ímpares. Não sei de onde veio a crença, mas começo a acreditar nela.

Comecei a pensar em alguns anos importantes, na tentativa de “logicizar” a minha mais recente superstição: 1789, 1889, 1917, 1919, 1939, 1945, 1977, 1989, 2001... está bem, concordo que talvez haja o mesmo número de anos pares e ímpares importantes, e que isso seja um exercício anacrônico.

Mas eu nasci em 1977 – e isso é importante, ao menos para mim (e para a minha mãe e o meu pai). Este ano farei 30 anos, o que fará de mim mais uma autêntica, e felicíssima, balzaquiana!

Para além disso, o ano termina em 7: Ogum na numerologia. Ogum é o arquétipo do guerreiro, associado à luta e à conquista. É muito mais paixão do que razão: aos amigos, tudo, inclusive o doloroso perdão: aos inimigos, a cólera mais implacável, a sanha destruidora mais forte.

Graças ao sincretismo, Ogum é também Santo Antônio, o meu santo eleito - e não por ser casamenteiro, mas por ser bem bem-humorado e suportar as maiores humilhações de cabeça erguida! Mesmo que esteja de cabeça-para-baixo dentro da farinheira...

Quem acredita????

Sustenta a gira Ogum
Não deixa a demanda entrar
É
hora, é hora, é hora Ogum
É
hora de trabalhar

Feliz 2007!!!! (e, por via das dúvidas, abusemos do verde e vermelho, as cores dos santos do ano)

Nenhum comentário: